Tipos de cicatrização

Existem três tipos de cicatrização ou formas pelas quais uma ferida pode cicatrizar que dependem:

  1. da quantidade de tecido lesado ou danificado;
  2. e da presença ou não de infecção: primeira intenção, segunda intenção e terceira intenção.

Tipos de cicatrização quanto á presença de infecção:

  1. Primeira intenção: Não há presença de infecção e as bordas estão próximas ou aproximadas para ocorrer a cicatrização. Não há perda de tecido ou há perda mínima. Presença mínima de edema. A formação do tecido de granulação não é visível.
  2. Segunda intenção: Pode ter ou não infecção. No entanto, não é possível aproximar as bordas da ferida que deverão permanecer abertas para que ocorra a contração e epitelização;
  3. Terceira intenção: Presença de infecção na ferida. A ferida é mantida aberta e somente após o tratamento adequado deverá ser feito a aproximação das margens da ferida (pele e subcutâneo).

Veja também: Fases da Cicatrização

 

Referência Bibliográfica

TAZIMA, Maria de Fátima; VICENTE, Yvone Avalloni de Andrade; MORIYA, Tatachi. Biologia da Ferida e Cicatrização. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo. 2008.

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

1 Comentário

Deixe uma resposta