Resistência Vascular Periférica
Você sabe o que é resistência vascular periférica?
A resistência vascular periférica pode ser definida como um valor determinado de pressão que deve ser superado para que o sangue possa ser empurrado através do sistema circulatório criando o fluxo sanguíneo.
Trata-se da resistência oferecida pelos vasos sanguíneos contra o fluxo sanguíneo.
Para que haja circulação sanguínea satisfatória para o levar oxigênio e nutrientes para os tecidos e retirar deles o gás carbônico, o coração precisa de fazer uma pressão maior do que a resistência presente no vasos sanguíneos.
Essa resistência oferecida pelo vasos sanguíneos é chamada de resistência vascular periférica.
Leia também:
Quais são as 4 Valvas Cardíacas e como funcionam?
O que é resistência periférica total?
A resistência periférica total é o resultado da soma da resistência de todos os pequenos vasos do sistema circulatório que se opõe ao fluxo sanguíneo.
A pressão arterial deve ser forte o bastante para vencer a pressão exercida pela constrição dos vasos sanguíneos periféricos, de modo a promover a fluxo sanguíneo até os tecidos por meio do sistema arterial e garantir o retorno do sangue ao coração por meio do sistema venoso.
A resistência vascular periférica total é sempre igual a soma das resistências das artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.
Isso porque os vasos sanguíneos ramificam-se em vasos cada vez mais finos, até chegar aos tecidos. Em seguida, o sangue precisa de ser drenado enviado de volta ao coração.
As arteríolas são ramificações das artérias que tem a função de controlar a oferta de sangue através de dilatação ou constrição através do controle do sistema nervoso autonômico.
Quando a pressão arterial está baixa, em indivíduos normais, há a ativação do sistema nervoso simpático que promove vasoconstricção aumentando a resistência dos vasos periféricos, débito cardíaco e aumentando a pressão arterial.
Por outro lado, quando a pressão arterial está alta, há ativação do sistema nervoso parassimpático, que promove vasodilatação, diminuindo a resistência dos vasos periféricos, o débito cardíaco e reduzindo a pressão arterial.
A resistência que é oferecida pelos vasos sanguíneos (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias) é resistência vascular periférica.
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier Ed., 2006.
TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 12ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010.
⚠️ Você sabe quais são os erros mais fatais na RCP? Neste vídeo, explicamos passo…
📚 Está se preparando para concursos na área da Enfermagem? Então esse vídeo é pra…
💕 Não perca nenhum conteúdo – inscreva-se no canal: https://bit.ly/canalenfesquematizada 👉 Acesse a Playlist Completa…
🩺 Vai prestar concurso para Enfermeiro ou Técnico de Enfermagem e precisa dominar Suporte Básico…
👉 TODOS OS VIDEOS DE SIMULADOS: 🎯 https://bit.ly/3yWiMCA Estude com centenas de questões práticas e…
👉 TODOS OS VIDEOS DE SIMULADOS: 🎯 https://bit.ly/3yWiMCA Estude com centenas de questões práticas e…