Papanicolau quando fazer?
Se você tem essa dúvida, você está no lugar certo!
Neste artigo você saberá quando e qual a periodicidade desse importante exame.
O exame citopatológico conhecido popularmente como Papanicolau, é um exame ginecológico muito importante destinado a detectar o possíveis lesões causadas pelo HPV. Esse exame é feito colhendo o material do colo do útero e em seguida, o material é enviado para uma análise no laboratório!
O exame preventivo deverá ser realizado em todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos desde que já inciaram atividade sexual.
O exame papanicolau deverá ser feito anualmente nos dois primeiros anos, e a cada três anos se os dois primeiros forem negativos.
Se os dois primeiros exames forem negativos, o exame de papanicolau deverá ser realizado de 3 em 3 anos.
Esse intervalo de 3 em 3 anos é explicado pela evolução lenta que tem as lesões.
Caso a mulher seja infectada pelo HPV nesse intervalo de 3 anos e as lesões no colo do útero comecem a desenvolver, as lesões estarão ainda no estágio inicial quando da realização do próximo exame.
Neste sentido, não é necessário realizar exames com um intervalo menor do que 3 anos quando os resultados anteriores forem negativos.
A relação entre atividade sexual e o preventivo é devido ao agente causador do câncer de colo de útero, o HPV.
A transmissão desse vírus ocorre por via sexual e por isso é muito difícil uma mulher que não tem histórico de relação sexual apresentar câncer de colo uterino.
Portanto, o exame papanicolau não é indicado para essas mulheres que ainda não tiveram a primeira relação sexual!
O exame papanicolau não é realizado em mulheres com menos de 25 anos porque estudos científicos apontaram que essas mulheres apresentam incidência muito baixa de câncer de colo uterino.
Além disso, quando uma mulher com menos de 25 anos apresenta as lesões causadas pelo HPV, normalmente essas lesões curam-se sem nenhum tratamento.
Para a mulher com 64 anos ou mais, temos duas situações:
Em mulheres com 64 anos ou mais que já fizeram o fizeram o exame preventivo, deverá realizar dois exames com intervalo de 5 anos. Se esses dois forem negativos estará dispensada do exame.
Já em mulheres com 64 anos ou mais que nunca se submeteram ao exame, as mesmas deverão realizar dois exames com intervalo de 3 em 3 anos. Se ambos forem negativos, não precisarão mais realizar os exames.
Mulheres na pós-menopausa, que não apresentam história de tratamento de lesões precursoras de câncer de colo uterino, apresentam um risco muito baixo para desenvolver câncer.
Além disso, a realização de exames nessas mulheres durante a período perimenopausa podem levar a resultados falso positivos.
Esses resultados falso positivos são provocados pela atrofia secundária aos baixos níveis de estrogênios.
Isto leva uma ansiedade e causa sofrimento na paciente ao mesmo tempo da realização de procedimentos diagnósticos desnecessários.
Assim, o seguimento da realização do exame do papanicolau em mulheres pós menopausa depende do histórico de exames. Caso sejam negativos, estará dispensada da realização dos exames!
Indicação do exame de prevenção:
Não precisam fazer:
Periodicidade
⚠️ Você sabe quais são os erros mais fatais na RCP? Neste vídeo, explicamos passo…
📚 Está se preparando para concursos na área da Enfermagem? Então esse vídeo é pra…
💕 Não perca nenhum conteúdo – inscreva-se no canal: https://bit.ly/canalenfesquematizada 👉 Acesse a Playlist Completa…
🩺 Vai prestar concurso para Enfermeiro ou Técnico de Enfermagem e precisa dominar Suporte Básico…
👉 TODOS OS VIDEOS DE SIMULADOS: 🎯 https://bit.ly/3yWiMCA Estude com centenas de questões práticas e…
👉 TODOS OS VIDEOS DE SIMULADOS: 🎯 https://bit.ly/3yWiMCA Estude com centenas de questões práticas e…