Válvulas do coração

CONCEITO

Válvulas do coração são estruturas formadas de valvas. As valvas são constituídas de tecido conjuntivo denso que evitam o refluxo (retorno) de sangue de modo que o sangue siga uma trajetória no sentido dos átrios para os ventrículos e dos ventrículos para a circulação sistêmica e pulmonar As válvulas abrem e fecham em resposta ás mudanças de pressão ocorridas na sístole e diástole.
As valvas do coração são dividem-se em:

  • Valvas atrioventriculares;
  • Valvas semilunares.

VALVAS ATRIOVENTRICULARES

As valvas atrioventriculares encontram-se localizadas entre os átrios e os ventrículos. São elas:

  • Valva Tricúspide;
  • Valva Bicúspide ou mitral.

Valva tricúspide

A valva tricúspide possui três cúspides (válvulas), estruturas pontiagudas de tecido fibroso, revestidas pelo endocárdio que se projetam para dentro do ventrículo. Está localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito e tem a função de impedir que o sangue retorne para o átrio direito durante a sístole ventricular.

Valva Bicúspide ou Mitral

Possuindo apenas duas cúspides (válvulas), a valva tricúspide ou mitral localiza-se entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Possui estrutura semelhante á valva tricúspide e tem a função de impedir que o sangue retorne para o átrio esquerdo durante a sístole ventricular.


VALVAS SEMILUNARES

As valvas semilunares são valvas que tem a função de impedir que o sangue retorne para o coração durante a diástole ventricular. São duas as valvas semilunares:

  1. Valva do tronco pulmonar e;
  2. a valva da aorta.

Valva do Tronco Pulmonar

Localizada no tronco encefálico, a valva do tronco pulmonar permite com que o sangue flua para os pulmões durante a sístole ventricular e impede que o sangue retorne ao coração durante a diástole ventricular.

Valva da aorta

A valva da aorta está localizada no óstio onde a artéria aorta se inicia, a partir do ventrículo esquerdo. Tem a função de permitir que o sangue flua para a circulação sistêmica durante a sístole ventricular e impedir que o sangue retorne ao ventrículo esquerdo durante a diástole ventricular.

Válvulas do coração e o Seu Papel na Fluxo de Sangue do Coração

As válvulas do coração direcionam o sangue através das mudanças de pressão sanguínea nas câmaras do coração desta forma:

  1. O sangue flui das áreas de maior pressão para as áreas de menor pressão. Quando os átrios se contraem, os ventrículos relaxam de modo que, o sangue flui dos átrios em direção aos ventrículos (átrios com pressão elevada e ventrículos com pressão baixa).
  2. A alta pressão atrial promove a abertura das válvulas atrioventriculares e a passagem do sangue para os ventrículos. Como os ventrículos estão com uma pressão baixa, as válvulas semilunares estarão fechadas, pois o sangue da artéria aorta e veias pulmonares em pressão mais elevada força o fechamento dessas valvas.
  3. Quando há a sístole ventricular e a pressão dentro dos ventrículos aumenta, o sangue força o fechamento das valvas atrioventriculares e a abertura das valvas semilunares de modo a forçar o sangue a ir para a circulação pulmonar e sistêmica.
  4. Já quando as paredes dos átrios são estimulas pelo nó sinusal, as paredes atriais contraem-se diminuindo de tamanho aumento a pressão sob o sangue ali contido. O aumento de pressão atrial promove a abertura das valvas atrioventriculares

Válvulas-do-coração Válvulas do coração

Leia também: Camadas do Coração!


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta