Tipos de curativos

FUNÇÕES DO CURATIVO

Atualmente existem inúmeros tipos de Curativos que variam de acordo com a indicação de cada tipo de ferida. Os curativos tem finalidades de propiciar um meio adequado para a cicatrização cujas  funções são as seguintes:

1 – Manter a umidade entre a ferida e o curativo, favorecendo a rápida epitelização, diminuição da dor e aceleração da destruição de tecidos necrosados;
2 – Remover o excesso de exsudação com a finalidade de evitar a maceração de tecidos circunvizinhos.
3 – Permitir troca gasosa;
4 – Propiciar isolamento térmico. A temperatura ficará constante e em torno de 37ºC, fator que estimula a divisão celular e consequentemente o processo de cicatrização;
5 – Funcionar como barreira mecânica contra a entrada de bactérias.

Obs.: Exsudação refere-se ao extravasamento de líquido na ferida devido ao aumento da permeabilidade capilar em resposta aos mediadores inflamatórios.

TIPOS DE CURATIVOS

Hoje, existem vários tipos de curativos disponíveis para o tratamento de feridas, cada um tem formas e propriedades diferentes. Para realizar a escolha do curativo adequado deve-se avaliar a ferida, aplicando o melhor curativo para o estágio em se encontra, a fim de propiciar meios adequados para a cura. Antes de iniciar a realização da cobertura, deve-se limpar a ferida com solução fisiológica a 0,9% em temperatura adequada (morna), e aplicar sobre pressão. Alguns curativos poderão permanecer por vários dias e as trocas deverão ser realizadas de acordo com as instruções do fabricante e de acordo com a evolução da ferida.

Alginato

Entre os tipos de curativos, os alginatos são ótimos para feridas de média a alta exsudação. São derivados de algas marinhas que, ao interagirem com a ferida, transformam-se em gel suave e hidrofílico á medida que o curativo absorve a exsudação. Necessitam de cobertura secundária com gaze e fita adesiva.

Carvão Ativado

A prata presente no curativo tem atividade bactericida e por isso dentre os tipos de curativos, este é a melhor escolha diante de uma ferida infectada, exsudativa e com mal odor. Necessita de cobertura secundária com gaze e fita adesiva.

Hidrocolóide

As coberturas de hidrocolódes, dentre os tipos de curativos, são aqueles indicados para feridas com pouca exsudação, podendo ficar até 7 dias. São impermeáveis á água e micro-organismos pois isolam o leito da ferida do meio externo. Além disso, evitam o ressecamento, a perda de calor e mantém o meio úmido, fatores ideiais para a migração de células que irão promover a cicatrização da ferida.

Hidrogel

O hidrogel é indicado para feridas limpas e não infectadas. Dentre os tipos de curativos é ideal para desbridamento em áreas de necrose. Propociona um ambiente úmido e oclusivo evitando o ressecamento do leito da ferida.

Filmes

É tipo de cobertura de puliuterano que promove ambiente de cicatrização úmido. Não tem capacidade de absorção e nem é indicada para feridas infectadas.

Papaínas

A papaína é uma enzima proteolítica extraída do látex das folhas e frutos do mamão verde adulto. Dentre os tipos de curativos, este é ideal para feridas abertas com presença de tecido necrosados e desvitalizados. Age promovendo a limpeza de tecidos necróticos, micro-organismos e secreções que podem estar presentes na lesão.

Leia mais: FASES DA CICATRIZAÇÃO DAS FERIDAS! CLIQUE AQUI!

Ácidos Graxos Essenciais (AGE)

Dentre os tipos de curativos, o curativo com ácidos graxos essenciais é ideal para prevenção de úlcera de pressão. É indicada para todos os tipos de feridas. É composto por produto á base de óleo vegetal. Apresenta melhor resultado quando é realizado o curativo depois de desbridamento prévio das lesões.

Antissépticos

Tem a finalidade de matar microorganismos ou inibir o seu crescimento quando administrado em tecido vivo. Os antipssépticos mais utilizados devido a sua eficácia são:

  • Álcool a 70%;
  • Clorexidina tópica;
  • PPV-I Tópico.

Obs.: O hexaclorofeno, éter, o quartenário de amônia, o líquido de Dakin, a água oxigenada e os mercuriais orgânicos não são recomendados atualmente.

Concursos na Área da Enfermagem? SAIBA MAIS! CLIQUE AQUI!

 

 

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta