Tipos de Aleitamento Materno

 

Tipos de Aleitamento Materno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde OMS e Ministério da saúde, os Tipos de Aleitamento Materno são:

  1. Aleitamento materno EXCLUSIVO : recebe apenas leite materno direto da mama ou ordenhado
  2. Aleitamento materno Predominante: quando recebe além do leite materno água ou bebidas à base de água;
  3. Aleitamento materno: Quando recebe leite materno independente de receber outros alimentos ;
  4. Aleitamento materno Complementado: recebe leite materno, alimentos sólidos ou semissólidos;
  5. Aleitamento materno misto ou parcial: recebe leite materno e outros tipos de leite.

É importante lembrar que a Organização Mundial de Saúde OMS e o Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses e complementar até os dois anos por vários motivos. A introdução de outros tipos de leite ou de outros alimentos faz com que a produção do leite materno absorvido numa escala menor e os seus nutrientes e imunoglobulinas que protegem contra doenças não seja absorvido na quantidade adequada.

Fato é que durante os 6 primeiros meses, o leite materno é capaz de garantir crescimento e desenvolvimento adequado como alimento único. Em outras palavras, é capaz de suprir todas as necessidades hídricas e calóricas por seis meses. Não nenhum outro alimento capaz de fazer isso, mas o leite materno sim. Até mesmo água, não é necessário antes dos 6 meses.

Veja também: Vantagens do Aleitamento Materno.

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta