Técnica de Amamentação

Olá pessoal. Hoje vamos falar sobre a técnica correta de amamentação.

amamentacao-300x257 Técnica de Amamentação

Antes de iniciarmos o post, tenho uma dica irá fazer você acertar boa parte das questões de concurso sobre o assunto.

Todas as vezes que cair na prova questões em que a mãe está com problemas na amamentação, e perguntar qual a causa, vocês irão responder: erro na técnica de amamentação.

Bem, vamos lá!

Para compreender porque a má pega e posição diminuem e cessam a produção do leite, precisamos recorrer à fisiologia da amamentação.

FISIOLOGIA DA AMAMENTAÇÃO

Na glândula mamária temos dois tipos de células.
1. Células glandulares – As células lactóforas ficam em volta de um espaço chamado de alvéolo ou ácino mamário. A Prolactina produzida pela hipófise anterior atuam nestas células  produzindo o leite que ficam armazenado nos alvéolos. Porém esse leite não está disponível para a criança. Para que o leite esteja disponível previsamos que este leite seja conduzido para os ductos mamários para ser ordenhado pela criança. Para isso, outro hormônio entrará em ação.
2. Célula mioepiteliais – São células contráteis que ao contrair espremem o alvéolo mamário.A Ocitocina produzida pela hipófise posterior agirá nessas células fazendo com elas se contraem empurrando o leite para os ductos lactíferos. Neste momento, a criança ordenhará a mama e terá acesso ao leite materno.

A prolactina está sempre sendo produzida e o leite vai acumulando nos alvéolos. No entanto, a ocitocina só será produzida 1 (um) minuto após o início da mamada. Nesse primeiro momento não tem leite na boca da criança e o padrão de mamada é vigoroso com 2 movimentos de língua por segundo. Depois de um minuto o corpo libera a ocitocina e a boca da criança se enche de leite, os movimentos ficam muito menos vigorosos e muito mais lentos menos de 1 (um) movimento de língua por segundo.
A ordenha só ocorrerá com a pega e a posição correta, sem isso, a criança não conseguirá retirar o leite dos seios galactíferos e não haverá amamentação.

Como a criança mama? Ela coloca o bico e aréola dentro da boca. O mamilo toca a parte posterior da língua ou o palato. Depois faz a ordenha com movimentos da língua. Ela comprime a aréola onde estão os seios lactíferos cheios de leite entre a língua e o palato.
Se o seio lactífero não estiver dentro da boca da criança, ela não consegue tirar leite de dentro da mama.
A criança não suga a mama. A criança ordenha.
Quando a mama está muito cheia, a aréola pode estar tensa, endurecida, dificultando a pega. Em tais casos, recomenda-se, antes da mamada, retirar manualmente um pouco de leite da aréola ingurgitada.

Quando o bebê não coloca a aréola dentro da boca, ele fará 2 movimentos vigorosos por segundo no bico do peito causando dor. Mesmo depois de um minuto, esse leite vai chegar à boca do bebe. A mãe com dor e ansiosa terá produção excessiva de adrenalina. Sabemos que a adrenalina bloqueia a produção de ocitocina afetando a ejeção do leite.
Por isso é fundamental avaliar a posição e a pega.

 

TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO

Para avaliarmos se há erro na técnica de amamentação devemos observar duas coisas:

  1. Posição;
  2. Pega.

 

POSIÇÃO DE AMAMENTAÇÃO

Uma posição adequada deverá apresentar as seguintes características:

  1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;
  2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;
  3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);
  4. Bebê bem apoiado.

 

PEGA ADEQUADA DE AMAMENTAÇÃO

  1. Mais aréola visível acima da boca do bebê;
  2. Boca bem aberta;
  3. Lábio inferior virado para fora;
  4. Queixo tocando a mama.

 

SINAIS INDICATIVOS DE TÉCNICA INADEQUADA DE AMAMENTAÇÃO

  1. Bochechas do bebê encovadas a cada sucção;
  2. Ruídos da língua;
  3. Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada;
  4. Mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê
    solta a mama;
  5. Dor na amamentação.

Se você gostou, peço que nos ajude compartilhando esse post nas redes sociais clicando nos ícones abaixo. Assim, você nos incentiva a trazer cada vez mais dicas e questões de concurso para você conquistar a sua vaga tão sonhada!

Obrigado e bons estudos!

VEJA TAMBÉM: VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO.

 

Fonte: Ministério da Saúde 2015.

 

 

marcus

Website:

1 Comentário

  1. Monaliza

    Excelente explicação!

Deixe uma resposta