Entenda o que é Sístole e diástole!

Conceito de Sístole

sístole-300x166 Entenda o que é Sístole e diástole!

Figura 1- Sístole e diástole

Sístole é termo que se refere á contração da musculatura cardíaca que se alterna com período de repouso ou relaxamento, a diástole. Os átrios se contraem primeiro pois tem a finalidade de impulsionar o sangue para os ventrículos que neste momento estão na diástole. Posteriormente, ocorre a contração muscular dos ventrículos impulsionando o sangue que veio dos átrios para fora do coração. A sístole junto com as valvas cardíacas tem a finalidade o movimento unidirecional do sangue por todo o corpo.


Sístole Atrial

A sístole atrial refere-se -a contração dos átrios direito e esquerdo do coração fazendo com o que o sangue saia dos átrios e vá para os ventrículos.


Sístole Ventricular

Sístole ventricular é a contração dos ventrículos esquerdo e direito promovendo a saída de sangue dos ventrículos. A contração do ventrículo esquerdo promove um aumento de pressão forçando a saída de sangue em direção á circulação sistêmica.

Nesta ação podemos entender que:

  • O aumento da pressão provocada pela contração ventricular força o fechamento da valvas mitral e tricuspide impedindo que o sangue retorne aos átrios. Os átrios neste momento estão em diástole e por isso estão recebendo o sangue que chegam ao coração por meio das veias cavas e artérias pulmonares. Veja figura 2.
  • Por outro lado, a pressão ventricular induzida pela contração ventricular força a abertura das valvas aórticas e pulmonares possibilitando a saída de sangue do coração.
sístole-300x166 Entenda o que é Sístole e diástole!

Figura 2

Veja também os artigos: grande circulação e pequena circulação.


Conceito de Diástole

Diástole é termo que referencia o relaxamento do músculo cardíaco de modo a diminuir a pressão interna do coração possibilitando que ele se encha de sangue.

 


Ciclo Cardíaco

O Ciclo cardíaco é formada pelo conjunto de uma sístole e uma diástole. Durante a sístole, o coração se contrai diminuindo a sua luz aumentando a pressão interna forçando a saída do sangue. No final da sístole, temos o início da diástole, que é o evento inverso, ou seja, ocorre uma dilatação cardíaca e entrada de nova quantidade de sangue dentro do coração.

 

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta