Sistematização da Assistência de Enfermagem

Neste post, vamos falar sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem de acordo com o seguinte índice:

  1. O que é Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  2. Processo de Enfermagem;
  3. Resolução COFEN 358/2009;
  4. Obrigatoriedade da SAE;
  5. Quais ambientes devem adotar a SAE;
  6. Etapas do Processo de Enfermagem;
  7. Diferença entre Processo de Enfermagem e SAE;
  8. Quem executa o Processo de Enfermagem e a SAE;
  9. Registro do Processo de Enfermagem;
  10. Vantagens da Implantação da SAE;
  11. Questões de Concursos.

 

1 – O que é Sistematização da Assistência de Enfermagem

sistematização-da-assistência-de-enfermagem-e-processo-de-enfermagem-300x200 Sistematização da Assistência de Enfermagem

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é um processo organizacional que oferece subsídios para o desenvolvimento de métodos interdisciplinares e humanizados de cuidado com o objetivo de melhorar cada vez mais o cuidado prestado ao paciente, pois levanta-se a necessidade de cuidado  interativo, complementar e multiprofissional.

Em outras palavras a SAE é um método científico com a finalidade de organizar o trabalho profissional da enfermagem através de um processo de enfermagem organizado em 5 etapas.

A SAE visa a implantação de uma teoria de enfermagem na prática profissional. (Por isso o termo enfermagem científica). Neste sentido, a primeiro passo para implantar a SAE é escolher uma teoria de enfermagem e depois aplicar o processo de enfermagem para colocar em prática a Teoria de Enfermagem escolhida.

Agora vamos falar sobre o processo de implantação da SAE, o chamado Processo de Enfermagem.


 2 – Processo de Enfermagem

O processo de enfermagem tem 5 fases, a saber:

  1. Investigação  através da coleta de dados e exame físico;
  2. Diagnóstico de enfermagem;
  3. Planejamento dos resultados esperados;
  4. Implementação da assistência de enfermagem  através da prescrição de enfermagem e
  5. Avaliação da assistência de enfermagem.

3 – Resolução COFEN 358/2009

A legislação de Enfermagem diz que é obrigatória a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em todos os serviços que dispõe de serviço de enfermagem.

Assim, a resolução COFEN 358 de 2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

Além disso, o estudo dos artigos desta lei é fundamental para o sucesso nas provas de concursos pois são muito cobrados. Neste sentido, vamos comentá-los.

 

4 – Obrigatoriedade da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

“Art. 1º O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.”

O primeiro artigo relata a obrigatoriedade da implantação do Processo de Enfermagem em todos os ambientes públicos ou privados. Isto significa dizer que a SAE deve ser instrumento do dia a dia do enfermeiro, uma vez que o processo de enfermagem é o método prático pelo qual a SAE acontece.

 

5 – Quais ambientes devem adotar a Sistematização da Assistência de Enfermagem.

“§ 1º – os ambientes de que trata o caput deste artigo referem-se a instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros.”

Os ambientes que devem, obrigatoriamente, adotar a SAE, segundo a Resolução COFEN 358/2009 são:

  • Instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar – Hospitais, unidade de terapia intensiva, etc;
  • Instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde – Atenção Primária, Centro de Atenção Psicossocial, etc;
  • Domicílios – Enfermagem em Home Care;
  • Escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros.

§ 2º – quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem.

O termo Consulta de Enfermagem é usualmente utilizado para ambientes não hospitalares. É importante mencionar que a Consulta de Enfermagem deverá obedecer ás fases do Processo de Enfermagem como realizado nas instituições hospitalares, porém, o modelo teórico adotado na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) poderá ter as características que melhor atendam á filosofia do serviço correspondente.

 

6 – Etapas do Processo de Enfermagem.

A  resolução COFEN 358 de 2009, no seu artigo segundo, descreve as etapas do processo de enfermagem.

É muito importante que você se atente em aprendê-los, pois é o assunto que mais cai em prova quando se fala em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem.

Vamos descrevê-lo:

Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

 

7 – Diferença entre Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

A  resolução COFEN 358 de 2009 em seu art. 3º diz que o Processo de Enfermagem deve ser baseado em uma teoria de enfermagem. Em outras palavras é dizer que o Processo de Enfermagem é o método prático ou seja, o meio pelo qual o cuidado de enfermagem seja sistematizado e a SAE é método teórico pelo qual orientará o Processo de Enfermagem.

“Art. 3º O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.”

Agora, podemos diferenciar a Sistematização do Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem:

  • SAE: Teoria de Enfermagem escolhida e a aplicação do processo de enfermagem para a sua implantação. Podemos citar como exemplos a Teoria das Necessidades Básicas de Virgínia Henderso, a Teoria Ambientalista de Florence Nightingale e teoria do Autocuidado de Dorothea Orem;
  • Processo de Enfermagem: Método utilizado para se colocar em em prática a teoria de Enfermagem escolhida. É a execução!

 

8 – Quem executa a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem.

“Art. 4º Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 e do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que a regulamenta, incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, face a essas respostas.”

“Art. 5º O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem, em conformidade com o disposto na Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e do Decreto 94.406, de 08 de junho de 1987, que a regulamenta, participam da execução do Processo de Enfermagem, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro.”

O artigo 4º e 5º da resolução COFEN 358 de 2009 diz qual é o papel do enfermeiro e de toda a equipe de enfermagem perante a SAE e o Processo de Enfermagem da seguinte maneira:

Ao enfermeiro cabe, privativamente:

  • Liderar a execução e avaliação do Processo de Enfermagem;
  • O diagnóstico de enfermagem;
  • Prescrições das ações ou intervenções de enfermagem.

Ao Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem cabe:

  • Participar do da execução do Processo de Enfermagem sob supervisão do Enfermeiro.

 

9 – Registro do Processo de Enfermagem

O artigo Art. 6º da resolução COFEN 358 de 2009 trata da forma que o Processo de Enfermagem deve ser registrado. Vamos á citação do referido artigo:

“Art. 6º A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, envolvendo:

a) um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;

b) os diagnósticos de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;

c) as ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados;

d) os resultados alcançados como conseqüência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.”

 

 

10 – Vantagens da Implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem

São vantagens da implantação da SAE:

  • Por ser uma metodologia científica, a SAE promove a consolidação da profissão de enfermagem e dá visibilidade para as ações desempenhadas pelo enfermeiro;
  • Oferece subsídios para o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e crescimento científico da profissão;
  • A SAE promove uma diminuição dos gastos gerados por erros e desperdícios de tempo que são resultantes de um ambiente de trabalho desorganizado;
  • Respaldo seguro através do registro, que garante a continuidade/complementaridade multiprofissional,
  • Promove aproximação enfermeiro entre usuário e enfermeiro entre a equipe multiprofissional. A comunicação é otimizada;
  • Garante uma assistência de qualidade, com eficiência e eficácia;
  • Os registros podem ser fonte de informações para que o sistema único de saúde possa desenvolver o planejamento de ações voltadas para a saúde da população

11 – Questões de Concurso

Questão 1 : CESPE – Secretaria de Estado da Saúde – Especialista em Gestão – Área Enfermeiro – 2011

Julgue os itens subsecutivos, relativos à sistematização da assistência de enfermagem.

A sistematização da assistência de enfermagem consiste na organização e na execução do processo de enfermagem, sendo uma atividade privativa do enfermeiro em todas as suas etapas.

C) Certo

E) Errado

 

Comentário: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método para organizar e sistematizar o cuidado, com base nos princípios do método científico. Já o Processo de Enfermagem (PE) faz parte desta metodologia porém tem a finalidade de execução da SAE na prática. Concluindo: SAE e PE não são sinônimos. A SAE é composta por uma teoria de enfermagem e o PE possibilita que a SAE ocorra na prática.

Portanto:

O processo de enfermagem é a execução da SAE;

A SAE é a teoria de enfermagem escolhida.

A SAE é privativa do enfermeiro, mas o Processo de Enfermagem é de responsabilidade de toda a equipe de enfermagem. Neste sentido, o técnico de enfermagem atua na fase de execução da prescrição de enfermagem dentro das fases do Processo de Enfermagem.

Resposta Correta letra E (Errado).


Questão 2 –  AOCP – EBSERH/MEAC e HUWC-UFC – Enfermeiro Assistencial – 2014

Conforme a resolução do COFEN 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes que são:

A) histórico de enfermagem, diagnóstico médico, planejamento de enfermagem, incorporação e avaliação de enfermagem.

B) histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, incorporação e consolidação de enfermagem.

C) histórico de enfermagem, diagnóstico médico, planejamento médico de enfermagem, implementação e avaliação médica.

D) histórico de enfermagem, diagnóstico médico, planejamento de enfermagem e avaliação de enfermagem.

E) histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem.

 

Comentário: As etapas do Processo de Enfermagem são interdependentes pois formam uma sequência metodológica em ordem cronológica para ser executada. As alternativas A, B, C, e D estão erradas  porque diagnóstico médico  e incorporação não fazem parte do Processo de Enfermagem.

Resposta Correta: Letra E) histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem.


Questão 3 – Ano: 2016 Banca: Prefeitura de Fortaleza – CE Órgão: Prefeitura de Fortaleza – CE Prova: Enfermeiro 
“É o processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença”. A qual etapa do processo de enfermagem a citação se refere?
a) Coleta de dados.
b) Diagnóstico de enfermagem.
c) Implementação.
d) Avaliação de enfermagem

Comentário: O enunciado da questão dá pistas sobre a alternativa correta quando menciona o seguinte termo: conceitos diagnósticos de enfermagem.

Resposta Correta: Letra e) diagnóstico de enfermagem


CURSO ONLINE DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Acesse: http://bit.ly/2hur7DK

 

marcus

Website:

Deixe uma resposta