Simbolo da Enfermagem

Creio que você está bem curioso a respeito do significado do simbolo da enfermagem.  Adianto que, apesar de parecer banal, a simbologia na enfermagem tem um significado bem expressivo.

Portanto, comecemos.

O homem utiliza vários meios para transmitir sua mensagem. A comunicação acontece através da fala, da arte, das imagens, da linguagem corporal etc. Para escrever este artigo, utilizei as letras, que são símbolos. Símbolos são uma formação concreta mas que representa algo concreto.

Assim, a linguagem é cheia de símbolos. Na enfermagem, não seria diferente. O símbolo da enfermagem traz no seu significado a união entre o cuidado humano e a ciência. Saber o que é a enfermagem, basta interpretar o que diz o seu símbolo.

Significado dos Símbolos da Enfermagem

simbolo da enfermagem

Símbolos da Enfermagem. COFEN, 1999.

Lâmpada: Significa caminho, ambiente.
Cobra: Diz respeito à alquimia, ciência.
Cobra cruz: A ciência
Seringa: A técnica;
Cor verde: Significa paz, cura, tranquilidade e saúde.
Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda.
Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda.
Símbolo da enfermagem: Lâmpada.

Simbolo do Enfermeiro: Lâmpada + cobra + cruz

Símbolo do Auxiliar e Técnico de Enfermagem: Lâmpada + seringa

 

Como surgiu o simbolo da enfermagem?

O simbolo da enfermagem surgiu através de Florence Nightingale, que foi a responsável pela fundação da enfermagem científica.

Durante a guerra da Crimeia (1853-1856), Florence percorria corredores de Scutaria, visitando os soldados feridos durante a noite utilizando uma lâmpada. Por isso ela ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

canetas seringas

Juramento da Enfermagem

“SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO:

DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; MANTER ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES”.

 

Marcus Vinícius

Olá, meu nome é Marcus Vinícius. Sou blogueiro, enfermeiro e responsável técnico pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS I do Município de Lagoa da Prata/MG. Este blog tem o objetivo de trazer um conteúdo esquematizado e de fácil assimilação. Aproveite e entre em contato em caso de dúvidas e sugestões!

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *