Questões de Concurso Enfermagem Peroperatória – Classificação das Cirurgias

Hoje abordaremos o tema Questoes de Concurso Enfermagem em Centro Cirúrgico cujo assunto é Classificação das cirurgias. Bem, vamos lá!

Questão 1

Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH – Assunto Questoes de Concurso Enfermagem em Centro Cirúrgico

Quanto ao seu potencial de contaminação, as cirurgias podem ser classificada em:

a) contaminadas, parcialmente contaminadas e infectadas.
b) limpas, contaminadas, potencialmente contaminadas e infectadas.
c) possivelmente contaminadas, limpas e infectadas.
d) limpas, contaminadas e infectadas.
e) limpas, infectadas e provavelmente contaminadas.

Questão 2

Ano: 2015 Banca: FCCÓrgão: TRT – 3ª Região (MG) – Assunto Questoes de Concurso Enfermagem em Centro Cirúrgico

De acordo com a classificação dos tipos de cirurgia, segundo o potencial de contaminação, é correto afirmar que as cirurgias

a) contaminadas são realizadas em tecidos quando há presença de secreção purulenta, área necrótica ou corpo estranho, perfuração de víscera ou contaminação fecal.
b) limpas são realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso, sem penetração nos tratos respiratório, digestório e geniturinário.
c) potencialmente contaminadas são realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante de difícil descontaminação, decorrente trauma penetrante há menos de quatro horas e feridas crônicas abertas.
d) infectadas são as realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecido de difícil descontaminação.
e) limpas são aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora residente, em local com objeto encravado.

Leia sobre: CLASSIFICAÇÕES DAS CIRURGIAS! Clique Aqui!

Questão 3

Ano: 2012 Banca: UNIRIO Órgão: UNIRIO – Assunto Questões de Concurso Enfermagem em Centro Cirúrgico

Em relação à classificação das cirurgias quanto à finalidade, é INCORRETA a seguinte definição:

a) Diagnóstica ou exploratória – tem como única finalidade a realização de biópsias.
b) Curativa – quando se corrigem alterações orgânicas (retirada da amígdala).
c) Reparadora – quando há reparação de múltiplos ferimentos (enxerto de pele).
d) Reconstrutora ou cosmética – quando se processa uma reconstituição (plástica para modelar o nariz, por exemplo).
e)Paliativa – quando se necessita corrigir algum problema, aliviando os sintomas da enfermidade, não havendo cura (abertura de orifício artificial para a saída de fezes (colostomia) sem ressecção do tumor intestinal, por exemplo).

 

Questão 4

Ano: 2012 Banca: UNIRIO Órgão: UNIRIO – Assunto Questoes de Concurso Enfermagem em Centro Cirúrgico

Analise a proposição abaixo:

“As infecções pós-cirúrgicas devem ser analisadas, conforme o potencial de contaminação da ferida cirúrgica, entendida como o número de microrganismos presentes no tecido a ser operado. A classificação das cirurgias deverá ser feita no final do ato cirúrgico, pelo cirurgião, de acordo com as seguintes indicações”.

Considerando o conceito de cirurgia, é INCORRETO afirmar que

a) Cirurgias Potencialmente Contaminadas são aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório e com falhas técnicas discretas no transoperatório. Cirurgias com drenagem aberta enquadram-se nesta categoria. Ocorre penetração nos tratos digestivos, respiratório ou urinário sem contaminação significativa.

b) Cirurgias Contaminadas são aquelas realizadas em tecidos recentemente traumatizados e abertos, colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação seja difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenham ocorrido falhas técnicas grosseiras, na ausência de supuração local. Na presença de inflamação aguda, na incisão e cicatrização de segunda intenção, ou grande contaminação, a partir do tubo digestivo. Obstrução biliar ou urinária, também, se incluem nesta categoria.

c) Cirurgias Limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local ou falhas técnicas grosseiras, cirurgias eletivas com cicatrização de primeira intenção e sem drenagem aberta. Cirurgias cardíacas e neurológicas não traumáticas.

d) Cirurgias Limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local ou falhas técnicas grosseiras, cirurgias eletivas com cicatrização de primeira intenção e sem drenagem aberta. Cirurgias em que ocorrem penetração nos tratos digestivos, respiratório ou urinário.

e) Cirurgias Infectadas são todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão, em presença de processo infeccioso (supuração local) e/ou tecido necrótico.

Leia sobre: CLASSIFICAÇÕES DAS CIRURGIAS! Clique Aqui!

Questão 5

Ano: 2014 Banca: BIO-RIO Órgão: Fundação Saúde –  Assunto Questões de Concurso Enfermagem em Centro Cirúrgico

Cirurgias classificadas como infectadas são aquelas realizadas em tecidos:

a)com supuração local, tecido necrótico, feridas traumáticas sujas.
b)recentemente traumatizados e abertos, de difícil descontaminação, com processo inflamatório, mas sem supuração.
c)de difícil descontaminação, na ausência de supuração local, com penetração nos tratos digestório, respiratório ou urinário sem contaminação significativa.
d)estéreis ou de fácil descontaminação, na ausência de processo infeccioso local, sem penetração nos tratos digestório, respiratório ou urinário, em condições ideais de sala de cirurgia.
e)de difícil descontaminação, na ausência de supuração local.


Gabarito

1 – Letra B
2 – Letra B
3 – Letra A
4 – Letra D
5 – Letra A

 

Concurso-enfermagem Questões de Concurso Enfermagem Peroperatória - Classificação das Cirurgias

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta