Precaução Padrão

Para falar sobre Precaução Padrão é necessário conceituar o que é precaução.

Conceito de Precaução

Precaução é a aplicação de técnicas a fim de bloquear a transmissão de microrganismos. A precaução pode ser aplicada em todo e qualquer paciente mesmo não estando em isolamento. A intenção é evitar que microrganismos presentes em um paciente sejam transmitidos para outros pacientes ou profissionais de saúde.

Logo, conclui-se que, o  Isolamento é tipo de precaução.

Vejamos agora, os tipos de precaução:

PRECAUÇÃO PADRÃO

A precaução padrão, como o próprio nome já sugeri, é uma técnica padronizada utilizada em todos os pacientes presentes em um hospital não importando o tipo de diagnóstico.

 

FINALIDADE DA PRECAUÇÃO PADRÃO

A precaução padrão tema finalidade de diminuir os riscos de transmissão de microrganismos nos hospitais através do uso de:

1 – Luvas: Para manipulação de sangue, fluídos corpóreos, secreções e excreções (exceto suor);

a) Utilizar luvas de procedimento quando houver contato com fluídos corpóreos do paciente, secreção e excreção (exceto suor), pele não íntegra, membrana de mucosas e qualquer item contaminado;

b) Trocar de luvas entre dois procedimentos entre pacientes  e entre pacientes quando for entre sítios anatômicos diferentes;

c) Retirar e descartar as luvas após o uso, entre um paciente e outro ;

d) Após retirar as luvas, deve-se lavar as mãos de acordo com a técnica correta.

2 – Avental: Quando há risco de respingo de fluídos corpóreos;

Após o término do procedimento, retirar o avental e proceder á lavagem correta das mãos.

3 – Máscara e Óculos:

Para proteger mucosas quando há possibilidade de respingo de fluídos corpóreos;

4 – Técnica Correta de Lavagem das Mãos:

a) A lavagem das mãos é obrigatória antes e após todos os procedimentos de enfermagem.

b) Após a retirada das luvas;

c) Entre procedimentos em diferentes tipos de sítios anatômicos no mesmo paciente para evitar infecção cruzada;
Clique aqui e veja a técnica correta da lavagem das mãos.

5 – Equipamentos de Cuidados ao Paciente

a) Equipamentos manuseados na assistência ao paciente quando estiverem contaminados deverão ser manuseados com cuidado evitando sua reutilização em outros pacientes;

b) Para a reutilização em outros pacientes deverá ser encaminhado para a desinfecção ou limpeza dependendo do tipo de material e qual a sua finalidade dentro da assistência.

c) Itens descartáveis deverão ser excluídos em local apropriado.

6 – Controle Ambiental: O Controle Ambiental é de extrema importância na Precaução Padrão Contra Infecção Hospitalar.

Deve-se estabelecer rotinas de limpeza e desinfecção das superfícies ambientais, leitos, equipamentos de cabeceira e todas as superfícies tocadas frequentemente por pacientes e profissionais de saúde.

7 – Roupas

Manipular e transportar roupas usadas, com presença de fluídos corpóreos, secreções e excreções de forma adequada evitando a contaminação do ambiente e de quem estiver removendo a roupa suja.

8 – Saúde Ocupacional e Patógenos Veiculados por Sangue.

a) Prevenção de acidentes com perfuro-cortantes.

b) Deve-se utilizar a técnica correta de manipulação, limpeza e descarte de agulhas e outros materiais pérfuro-cortantes.

9 – Local de Internação do paciente

a) Em casos de pacientes com infectados por micro-organismos altamente transmissíveis devem ser colocados em quartos privativos com pia e banheiros próprios;

b) Diante de uma impossibilidade de quarto privativo, o paciente deverá ao menos estar num quarto de um paciente portador do mesmo micro-organismo com possibilidade mínima de infecção.

Para você ter uma ÓTIMA preparação para as suas provas de concursos, indicamos UM MATERIAL ESPECIAL que aborda toda a matéria de CCIH e Infecção Hospitalar de uma maneira didática e eficiente para que você nunca mais possa esquecer. Para maiores informações, clique na imagem abaixo:

Controle-de-Infecção-Hospitalar-1-300x226 Precaução Padrão

 

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta