Evisceração – Conceito e Causas

Evisceração é a extrusão ou exposição de vísceras abdominais devido á ruptura de suturas da ferida operatória. Em outras palavras, evisceração é uma complicação pós operatória caracterizada pela saída de vísceras intra-abdominais por causa de um rompimento total ou parcial das suturas (deiscência da ferida operatória).

 

Causas

A evisceração é provocada por uma má cicatrização que pode ser causada pelos 3 fatores locais:
1 – Fechamento inadequado da parede abdominal após a cirurgia;
2 – Aumento da pressão intra-abdominal (íleo adinâminco, tosse, vômitos e ascite) e;
3 – Deficiência na cicatrização por infecção da ferida operatória.
Obs. Esses fatores podem ocorrer combinados ou isolados.

Além disso, a evisceração pode ser causada por fatores sistêmicos:
Hipoalbuminemia;
Desnutrição;
Obesidade;
Neoplasias;
Icterícia;
Uremia;
Uso de corticoides.

Leia Também: DEISCÊNCIA DA FERIDA OPERATÓRIA! Clique Aqui!

Referências Bibliográficas

BORILE, Giuliano; Et aL. Diagnóstico epidemiológico de evisceração em cirurgia geral. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Rio de Janeiro, vol. 30, nº 5, set/out 2003. Disponível em <www.scielo.br>. Acesso em 31 de jan. de 2018.

KATO, Et Al. Suporte para pontos de segurança – Modelo MK vs. modelo convencional. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Curitiba, vol. 14, nº4. Disponível em >www.scielo.br<. Acesso em 31 de janeiro de 2018.

SILVA, Carolina Giordani; CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira. Curativos para tratamento de feridas operatórias abdominais: uma revisão sistemática. Rev Gaúcha Enferm. Porto Alegre, v.33, nº 3 – Dez. 2012. Disponível em >www.scielo.br<. Acesso em 31 de janeiro de 2018.

Marcus Vinícius

Olá, meu nome é Marcus Vinícius. Sou blogueiro, enfermeiro e responsável técnico pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS I do Município de Lagoa da Prata/MG. Este blog tem o objetivo de trazer um conteúdo esquematizado e de fácil assimilação. Aproveite e entre em contato em caso de dúvidas e sugestões!

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *