Difusão Simples

Difusão simples

A difusão simples é caracterizada pela passagem de uma substância de um meio em que ela está mais concentrada para um meio em que ela está menos concentrada até que se estabeleça um equilíbrio de concentração nos dois meios. Nesse momento a difusão cessa.

A difusão pode acontecer entre o meio intra e extracelular quando a membrana que separa os dois compartimentos permita a passagem de determinadas moléculas.

 

Quais substâncias podem se difundir livremente pela membrana?

Substâncias como Oxigênio, gás carbônico, álcool e éter são solúveis tanto em água quanto em lipídeos, assim, podem passar diretamente pelos fosfolipídeos. A membrana plasmática não é barreira para elas de onde as mesmas podem se difundir do local que são mais concentradas para aonde estão menos concentradas.

difusão facilitada

Figura: Difusão Facilitada
Fonte: Elaboração Própria (2018)

Para facilitar a compreensão sobre o assunto, vamos listar algumas propriedades da difusão simples na membrana plasmática nas próximas linhas.

Propriedades gerais da difusão simples

  • Há um gradiente de concentração – Do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.
  • Não há gasto de energia por ATP. São usados somente a energia cinética (de movimento) das moléculas;
  • Ao se igualar as concentrações, ocorre um equilíbrio e a difusão cessa;
  • A difusão é mais rápida em distâncias curtas e mais devagar em distância maiores;
  • Quanto maior a temperatura, mais rápida ocorre a difusão;
  • Quanto maior a molécula, menor é a taxa de difusão. 

Propriedades da difusão simples através da membrana plasmática

A difusão simples tem as seguintes propriedades através da membrana plasmática:

1 – A taxa de difusão depende da capacidade de determinada molécula em se dissolver na bicamada lipídica da membrana plasmática. As moléculas lipídicas podem atravessar facilmente a parte apolar dos fosfolipídeos.

2 – A taxa de difusão na membrana plasmática é proporcionam à área de superfície da membrana. Quanto maior a superfície de contato maior a taxa de difusão em uma determinada quantidade de tempo.

3 – A taxa de difusão é inversamente proporcional à espessura da membrana plasmática. Quanto mais espessa é a membrana, maior será a dificuldade de moléculas passar por ela.

Leia também:

O que é osmose

Funções da Membrana Plasmática.

Marcus Vinícius

Olá, meu nome é Marcus Vinícius. Sou blogueiro, enfermeiro e responsável técnico pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS I do Município de Lagoa da Prata/MG. Este blog tem o objetivo de trazer um conteúdo esquematizado e de fácil assimilação. Aproveite e entre em contato em caso de dúvidas e sugestões!

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *