Difusão Facilitada

Difusão facilitada é um transporte sem gasto de energia (passivo) realizado pela membrana plasmática sendo mediado por proteínas, perméases e enzimas carreadoras a favor do gradiente de concentração.

 

Diferença entre difusão simples e difusão facilitada!

O que é Difusão simples?

Ocorre a favor do gradiente de concentração do meio mais concentrado para o menos concentrado, do meio extra para o intracelular ou vice-versa. As moléculas passam livremente pela membrana plasmática.

Leia mais sobre difusão simples, clique aqui!

 

Quais são as substâncias que podem fazer difusão simples?

Substâncias solúveis tanto em água quanto em lipídeos passam livremente pela membrana plasmática. Exemplo: oxigênio, gás carbônico, éter e álcool

 

O que é Difusão facilitada?

Assim como a difusão simples, a difusão facilitada ocorre a favor do gradiente de concentração do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, sem gasto de energia.

No entanto, algumas moléculas não passam livremente pela membrana plasmática e por isso há a necessidade de proteínas carregadoras, enzimas e perméases para possibilitar que essas moléculas entrem ou saem da célula de acordo com a diferença pressão osmótica do meio intra e extracelular.

Em suma, a difusão facilitada ocorre a favor do gradiente de concentração, sem gasto de energia, porém exige o trabalho de proteínas carregadoras

difusão facilitada

Figura: Difusão Facilitada
Fonte: Elaboração Própria (2018)

 

Quais são as substâncias que podem fazer difusão facilitada?

Alguns substâncias são essenciais para a célula porém não podem sair e entrar livremente pela membrana plasmática como dito anteriormente. Podemos citar as seguintes substâncias:

  • carboidratos;
  • vitaminas;
  • aminoácidos e íons (ex.: cálcio, sódio e potássio).

Essas e outras substâncias necessitam de proteínas transportadoras, perméases e enzimas carreadoras para entrar ou sair da célula.

 

Leia também:

Osmose

Funções da Membrana Plasmática

Composição da Membrana Plasmática

 

 

 

Marcus Vinícius

Olá, meu nome é Marcus Vinícius. Sou blogueiro, enfermeiro e responsável técnico pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS I do Município de Lagoa da Prata/MG. Este blog tem o objetivo de trazer um conteúdo esquematizado e de fácil assimilação. Aproveite e entre em contato em caso de dúvidas e sugestões!

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *