Curso Saúde da Mulher – Aula 2 – Diagnóstico de Gravidez

Nesta segunda aula abordei os conceitos de diagnóstico de gravidez e como esse assunto é cobrado em prova de concurso na área da saúde.

Assista:

 

Assista a aula 1: o que é o pré-natal: www.enfermagemesquematizada.com.br/prenatal

Questões de Concurso – Diagnóstico de Gravidez

 

Questão 1 – Ano 2015 – Banca: FUNDEP – Orgão: HRTN – MG  Prova: Enfermeiro Obstetra   Assunto: Diagnóstico de Gravidez 

O diagnóstico de gravidez baseia-se na história, no exame físico e nos testes laboratoriais.

Assinale a alternativa que apresenta os sinais de probabilidade de gravidez.

a) Amenorreia, náusea, vômito e alterações da mamas.
b) Amenorreia, audição dos batimentos cardíacos fetais e visualização do feto.
c) Sinal de Hegar, sinal de Chadwick e teste de gravidez positivo.
d) Teste de gravidez positivo, fadiga e audição de batimentos cardíacos fetais.
 Questão 2 – Ano: 2016 Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ Orgão: TBG Prova: Técnico em enfermagem Assunto: Diagnóstico de Gravidez
Dentre os sinais e sintomas gestacionais mais comuns e que auxiliam o diagnóstico da gravidez, constitui sinal de probabilidade:
a) amenorreia
b) polaciúria
c) mudança da coloração da região vulvar
d) alteração nas mamas
 Questão 3 – Ano: 2016 Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ Orgão: Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ Prova: Técnico em enfermagem Assunto: Diagnóstico de Gravidez
É um sinal de presunção de gravidez:
a) parede vaginal aumentada
b) batimento cardíaco fetal
c) movimento fetal
d) atraso menstrual
 Questão 4 – Ano: 2016 Banca: IF-PE Orgão: IF-PE Prova: Enfermeiro Assunto: Diagnóstico de Gravidez
 De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher da área de abrangência da unidade de saúde e com história de atraso menstrual de mais de 15 dias deverá ser orientada pela equipe de saúde a realizar o Teste Imunológico de Gravidez -TIG -, a fim de, que caso se confirme a gravidez, deve-se iniciar precocemente o Pré-Natal. Alguns sinais e sintomas são observados e, de acordo com a sua natureza, podem ser classificados, como sinais de presunção, sinais de probabilidade e sinais de certeza de gravidez. Assinale a alternativa em que encontramos apenas sinais de probabilidade de gravidez.
a) Presença dos batimentos cardíacos fetais – BCF -, que são detectados pelo sonar, a partir de 12 semanas e pelo Pinard, a partir de 20 semanas.
b) Modificações anatômicas, tais como: aumento do volume das mamas, hipersensibilidade nos mamilos e saída de colostro pelo mamilo, coloração violácea vulvar.
c) Positividade da fração beta do HCG, no soro materno, a partir do oitavo ou nono dia, após a fertilização.
d) Manifestações clínicas, tais como: náuseas, vômitos, tonturas, salivação excessiva, mudança de apetite, aumento da frequência urinária.
e) Ultrassonografia, evidenciando o saco gestacional, observado por via transvaginal, com apenas 4 a 5 semanas gestacionais.
 
Gabarito – Questões de concurso sobre Diagnóstico de Gravidez

1 – C

2 – C

3 – E

4 – C

 

Comentários das Questões

Questão 1 – Para realizarmos o diagnóstico de gravidez devemos colher dados através da história, exame físico e exames laboratoriais. Com os dados podemos concluir que os sinais são de presunção, probabilidade e certeza de gravidez. Com a certeza de que a mulher está gravidez podemos iniciar o mais precocemente o pré-natal.  Assim os sinais de gravidez se dividem em, de acordo com o Ministério da Saúde, 2012:

  • Sinais de Presunção de gravidez:Atraso menstrual;Manifestações clínicas (náuseas, vômitos, tonturas, salivação excessiva, mudança de apetite, aumento da frequência urinária e sonolência);Modificações anatômicas (aumento do volume das mamas REDE DE HALLER, hipersensibilidade nos mamilos, tubérculos de Montgomery, saída de colostro pelo mamilo, coloração violácea vulvar, cianose vaginal e cervical, aumento do volume abdominal).

    SINAL DE HUNTER – Hiperpigmentação aureola primária, aparecimento aureola secundária limites imprecisos

     

  • Sinais de Probabilidade de gravidez:SINAL DE HEGAR – Amolecimento da cérvice uterina –com posterior aumento do seu volume;SINAL DE OSIANDER – pode-se observar pulsação da artéria vaginal nos fundos de sacos lateraisSINAL DE  JACQUEMIER OU CHEDWICK Paredes vaginais aumentadas, com aumento da vascularização. Cor Violácea, arroxeada.

    SINAL DE NOBILE-BUDIN – Desapararecimento do Saco de Douglas.

    SINAL DE KLUGE cor violácea da vulva como resultado congestão do órgão.

    VOLUME UTERINO – Palpável na 12 semana

    SINAL DE PISKACEK – Crescimento assimétrico do útero.  Implantação cresce primeiro com amolecimento.

    Positividade da fração beta do HCG no soro materno a partir do oitavo ou nono dia após a fertilização.

 

  • Sinais de Certeza de gravidez:Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas;Percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas);Ultrassonografia: o saco gestacional pode ser observado por via transvaginal com apenas 4 a 5 semanas gestacionais e a atividade cardíaca é a primeira manifestação do embrião com 6 semanas gestacionais.

    SINAL DE PUZOS  – Rechaço Fetal

 

Questão 2 – A mudança da coloração da vulva é o resultado do aumento da congestão do órgão e é chamado de Sinal de Kluge caracterizando probabilidade de gravidez. Portanto resposta correta letra C.

 

Questão 3 – No diagnóstico de gravidez, o atraso menstrual é o primeiro sintoma que pode presumir gravidez, porém deve-se levar em consideração fatores psicológicos, uso de anticoncepcionais hormonais e a regularidade do ciclo menstrual. Neste sentido, o atraso menstrual é um sinal de presunção de gravidez. Portanto, resposta letra E.

 

Questão 4 – Exame Beta HCG positivo em mulheres com atraso menstrual de mais de 15 dias com ciclo menstrual regular é um sinal de certeza de gravidez. No entanto, qualquer resultado de positividade da fração beta do HCG antes de 15 dias de atraso, será considerado como um sinal de probabilidade de gravidez. Portanto, resposta correta letra C

 

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE, Pré-natal de baixo risco.

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta