Conceito de Aleitamento Materno Exclusivo

Hoje vamos falar sobre o conceito de aleitamento materno exclusivo.

aleitamento-materno-exclusivo-300x257 Conceito de Aleitamento Materno Exclusivo

Até o século 18, o aleitamento materno exclusivo era muito praticado, inclusive, havia que se chamava “mãe de leite”. A mãe de leite alimentava aqueles bebês cujas mães não conseguiam amamentar. No entanto, no século 19, começou-se a administração de leite de outra espécie para o lactente da espécie humana, consequentemente, os prejuízos da introdução do leite de vaca no aleitamento foram enormes e os profissionais de saúde da época foram os grandes responsáveis pois diziam que o leite materno transmitia doenças. Consequentemente, nos anos 60, a maioria das mulheres não amamentavam.

Hoje, sabe-se que os benefícios da amamentação exclusiva são enormes tanto para o desenvolvimento do bebê quanto para a mãe. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses e complementar até os dois anos.

Mas o que é aleitamento materno exclusivo?

Quando a criança recebe apenas leite humano e em livre demanda é considerado como aleitamento materno exclusivo. Se a criança receber qualquer outro tipo de alimentação, até mesmo água, já não se classifica como aleitamento materno exclusivo com exceção de uso de medicamentos.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses da criança e o aleitamento materno complementado até os dois anos de idade.

A partir dos seis meses já se começa a introduzir alimentação complementar: papas doces ou salgadas. A partir dessa idade, o leite como alimento exclusivo deixa de ser suficiente para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança que necessita da complementação de outros alimentos.

O Aleitamento complementar deverá ser dado até o segundo ano de vida. Salienta-se que não há nenhuma contraindicação médica de amamentar até, por exemplo, 9 anos de idade da criança, mesmo que isso pareça um “pouco ridículo.”

Motivos do Leite Materno até dois anos:

  1. O leite materno é um fonte importante de alto valor biológico;
  2. O leite materno é uma “sopa imunológica” oferecendo proteção para a criança contra uma série de doenças.

Leia também: VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta