Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH

O QUE É CCIH?

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH é um órgão de assessoria á autoridade máxima da instituição de saúde e tem por finalidade a execução das ações de controle  de infecção hospitalar.

A CCIH deverá periodicamente aprovar o Programa de Controle de Infecção Hospitalar  e garantir a execução do mesmo.

CCIH-300x205 Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH


Quais os objetvos da CCIH?

São objetivos da CCIH:

  1. Realizar a prevenção para impedir ou reduzir a aquisição de infecção e a entrada de um novo micro-organismo na unidade de saúde;
  2. Realizar o controle de infecções já instalada. Neste caso, houve uma falha na prevenção e a infecção já se instalou.

O QUE O PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PCIH

O Programa de Controle de Infecção Hospitalar é um conjunto de ações que foram intensamente discutidas e que deverão ser colocadas em práticas para a máxima redução possível da incidência e gravidade das infecções hospitalares.


Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares SVEIH

Para realizar o controle das infecções hospitalares de modo efetivo, é necessário conhecer a origem, propagação, difusão, frequência bem como analisar a evolução das infecções hospitalares, para isso, a CCIH, utiliza uma ferramenta chamada: Sistema de Vigilância Epidemiológica  Hospitalare SVEIH.

O Sistema de Vigilância Epidemiológica  Hospitalar permite que se faça uma identificação e avaliação de forma sistematizada das causas da infecção hospitalar em grupo de pacientes submetidos a tratamento ou procedimentos hospitalares possibilitando o planejamento de ações eficazes para prevenir e reduzir a incidência de infecção hospitalar.


Como deve ser composta a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar?

A CCIH deverá ser composta por profissionais de nível superior na área da saúde  que deverão trabalhar em duas linhas, as saber:

  1. Consultores;
  2. Executores.

Quem são os Executores da CCIH?

São profissionais responsáveis por executar as ações de controle de infecção hospitalar  contidas no Programa de Controle de Infecção Hospitalar. Um deles, deve ser, preferencialmente enfermeiro e ter carga horária específica para a execução dessas  atividades.


Quem são os Consultores da CCIH?

Os profissionais consultores são responsáveis por estabelecer diretrizes para o Programa de Controle de Infecção Hospitalar e fornecer orientações e assessorias quando solicitados. Eles representam os seguintes serviços: médicos, de enfermagem, farmácia, microbiologia e administração.


AÇÕES DESEMPENHADAS PELA CCIH

Entre as ações da CCIH, destacam-se as seguintes:

  • Realização da Vigilância Epidemiológica para detecção de casos de infecção hospitalar de modo a entender sua ocorrência e posteriormente planejar ações que diminuem sua incidência;
  • Confecção de diretrizes para a prevenção das infecções relacionadas á assistência de saúde que devem ser incorporadas nas normas e rotinas de atendimento ao paciente;
  • Elaboração de orientações para fins de uso racional de antibióticos (Os antibióticos tem um papel importante no aumento da resistência bacteriana hospitalar);
  • Realizar investigação epidemiológica de casos de surto e quando necessário, implantar medidas imediatas de controle;
  • Realizar treinamentos periódicos e contínuos aos profissionais de saúde no quesito infecção hospitalar;
  • Elaborar o Regimento Interno da CCIH;
  • Montar esquema de recomendações quanto á medidas de precaução e isolamento para pacientes portadores de bactérias multirresistentes a antibióticos e com doenças transmissíveis, a fim de minimizar o risco de transmissão destes agentes entre os profissionais e pacientes;
  • Ofertar apoio técnico á administração hospitalar no sentido de aquisição de forma correta de materiais e equipamentos e mobiliários que vão compor a área física hospitalar.

Para você ter uma ÓTIMA preparação para as suas provas de concursos, indicamos UM MATERIAL ESPECIAL que aborda toda a matéria de CCIH e Infecção Hospitalar de uma maneira didática e eficiente para que você nunca mais possa esquecer. Para maiores informações, clique na imagem abaixo:

CCIH-300x205 Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH

 

marcus

Website:

Deixe uma resposta