Camadas do coração

Quais são as  camadas do coração? São três, a saber:

  1. Pericárdio – Camada acima do miocárdio;
  2. Miocárdio – Camada média do coração;
  3. Endocárdio – Camada abaixo do miocárdio.

1 – PERICÁRDIO

Dentre as camadas do coração, o pericárdio é a membrana mais externa. É um saco fibroso e seroso que recobre todo o coração como se fosse um saco. O pericárdio tem as seguintes características:

  • Separa o coração dos outros órgãos do mediastino;
  • Sustenta o coração no mediastino;
  • Limita sua expansão durante a diástole ventricular;
  • Possui subcamadas: camada serosa (interna) e uma camada fibrosa (externa);
  • Possui a cavidade pericárdica, impedindo atrito entre as camadas do coração durante as mudanças de volume cardíacas.

O pericárdio sé constituído pelas seguintes subcamadas:

  1. Pericárdio seroso ou visceral – Camada interna do pericárdio;
  2. Pericárdio fibroso – Camada externa do pericárido;

1.1 – Pericárdio Fibroso

É constituído de tecido irregular fibroso que tem a finalidade de evitar que o coração estire-se e também proporciona uma proteção ao redor do coração sustentando-o no mediastino.

1.2 – Pericárdio seroso ou visceral

Em meio as camadas do coração, o pericárdio visceral é aquela que se encontra ligada diretamente ao músculo cardíaco e constitui-se em:

  • Lâmina Visceral – Também chamada de epicárdio. Está em contato direto com o miocárdio;
  • Lâmina Parietal – Está em contado direto com pericárdio fibroso (mais externa) – Liga-se aos grandes vasos, diafragma e esterno e coluna verterbral segurando o coração no mediastino;
  • Cavidade Pericárdica – Encontra-se entre a lâmina visceral e a parietal. Contém cerca de 30 ml de líquido, cuja lubrificação tem a função de promover o deslizamento da lâmina parietal sobre a visceral durante as mudanças de volume do coração. A pressão dentro da cavidade é negativa para que uma lâmina sempre esteja aproximada uma da outra durante o ciclo cardíaco.

 

2 – MIOCÁRDIO

“Myo” quer dizer músculo. O miocárdio consiste em tecido muscular cardíaco (tecido encontrado somente no coração) cuja contração e relaxamento de suas células promovem o bombeamento de sangue.


3 – ENDOCÁRDIO

“Endo” quer dizer dentro. O endocárdio é uma camada fina de epitélio escamoso simples que recobre as paredes internas do miocárdio. Reveste as valvas cardíacas e a cordas tendíneas e é contínuo com o tecido epitelial que recobre os grandes vasos sanguíneos.

Camadas-do-Coração Camadas do coração


 

Leia também: Sistema Renina Angiotensina Aldosterona!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 2ed. São Paulo: Atheneu, 2001.

TORTORA, Gerald J.; GRABOWSKI, Sandra Reynolds. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 9ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

 

 

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta