Calculo de Insulina

Calculo de Insulina

O número de pessoas diabetes cresce cada vez mais em todo o mundo. No ano de 1985, estimava-se que havia cerca de 30 milhões diabéticos no mundo todo. Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número diabéticos está em 250 milhões e que, em 2025, a incidência mundial da doença alcançará 380 milhões, sendo que a maioria dos casos estará os países em desenvolvimento.

Neste sentido, as ações de enfermagem tanto em prevenção como em tratamento para o diabetes são necessárias nos serviços de saúde. Além disso, as provas de concurso cobram cada vez mais este assunto devido á magnetude do problema. Neste sentido, vamos abordar neste post trataremos o calculo de insulina.


Calculo de Insulina – Tipos de Insulina

Nós temos três tipos de insulina:
Regular (Simples ou composta) – ação rápida ou média. Apresenta um aspecto límpido;
NPH – ação lenta. Apresenta um aspecto leitoso;
Insulina Glargina (Lantus) – ação contínua com uma única dose a cada 24 horas. Apresenta aspecto incolor.

A insulina sempre é medida em Unidades Internacionais (UI) ou (u). No mercado, encontramos frascos de insulinas e também seringas com 100 UI/ml.


Leia também:

Cálculo de Gotejamento – Como fazer?

Cálculo de Medicação e Solução

Importância da Anotação de Enfermagem

Sinais Vitais

 

Calculo de Insulina – Como Fazer.

Lembre-se que, 1 ml de insulina é 100 UI. Logo, na resolução de questões você poderá usar regra de três utilizando este dado importante.

Agora, vamos realizar o cálculo de insulina através de uma questão de concurso público:

Questão 1 – Disciplina – Assunto calculo de insulina, Administração de medicamentos
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-BA Prova: Técnico Judiciário – Enfermagem

Em uma unidade de saúde, foram prescritas 60 unidades internacionais (UI) de insulina NPH, a serem administradas por via subcutânea, a um paciente diabético. Ao preparar a medicação, no entanto, o profissional de enfermagem notou que não havia seringas próprias para UI, estando disponíveis apenas seringas de 3 mL. Nesse caso, para atender à prescrição, o profissional deve aspirar nessa seringa o volume de insulina NPH correspondente a
a) 0,60 mL.
b) 1,20 mL.
c) 0,06 mL.
d) 0,12 mL.
e) 0,20 mL.

Vamos pegar os dados da questão: Insulina a ser administrada: 60 UI. Tenho seringas de 3 ml. Se 1 ml é igual a 100 Ui, quantos ml insulina terei de colocar na seringa. Basta montar o seguinte esquema:

 

Cálculo-de-Insulina-300x89 Calculo de Insulina

Agora, multiplique cruzado e você terá a resposta! Fácil não?

Cálculo-de-Insulina-300x89 Calculo de Insulina

Resposta Correta letra e.

Agora, vamos resolver algumas questões de concurso. O Gabarito estará ao final do post.

Questão 2 –  Enfermagem Disciplina – Assunto calculo de insulina, Administração de medicamentos
Ano: 2017 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: Técnico de Enfermagem

Homem, 52 anos, diabético, está internado na Clínica Médica e deve receber 20UI de Insulina NPH. Na instituição, está disponível Insulina NPH em frascoampola com 100UI/mL, mas, tendo em vista que acabou o estoque da seringa de insulina e que deverá ser utilizada seringa de 3mL, quantos mL deverão ser administrados?
a) 0,1
b) 0,2
c) 1
d) 2
e) 20


Gabarito Calculo de Insulina

Questão 1 – a

Questão 2 – b


Resolução Calculo de Insulina

Questão 2 

Cálculo-de-Insulina-300x89 Calculo de Insulina


Concursos Públicos para Enfermeiro

Você já pensou em Passar nos Concursos de Enfermagem Mais Concorridos do País  em pouco tempo, estudando apenas 2 a 3 horas por dia! Se você tem interesse, clique no botão abaixo para receber mais informações:

CONCURSOS PARA ENFERMAGEM – Clique aqui!

marcus

Olá, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 32 anos. Sou blogueiro, enferrmeiro e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I de Lagoa da Prata/MG. Sou graduado em Enfermagem pela Universidade de Uberaba UNIUBE. Os meu objetivo neste blog é trazer um conteúdo esquematizado e de fácil entendimento para te auxiliar nas suas pesquisas e estudos na área de enfermagem, saúde pública e saúde como um todo.

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta