Como fazer calculo heparina + Questões de Concurso Com Gabarito

Fazer o calculo de heparina é algo muito pedido em concursos, e se você não sabe fazer, é bom aprender para não ser intimidado na prova, além de facilitar o seu trabalho mais a frente.

Nesse artigo, vamos aprender o que é a heparina, ver como podemos fazer este cálculo e também fazer algumas questões de concurso para fixar o aprendizado. Neste sentido, vamos dividir o artigo em 2 partes: teoria e questões de concurso.

Sendo assim, vamos direto ao que interessa.

 Teoria

Heparina, o que é?

heparina é um medicamento anticoagulante, uma molécula que pertence aos glicosaminoglicanos (GAG). Os monossacáridos constituintes são: N-acetilglucosamina e ácido idurónico.

Sua estrutura é uma mistura de diferentes polímeros consistindo essencialmente de unidades dissacarídicas tris sulfatados:

  • Ácido L-idurônico-2-O-sulfato (90% de seus componentes)
  • D-glucosamina-N-sulfato, 6-O-sulfato (10% dos seus componentes)

Está naturalmente presente no corpo ao nível do tecido conjuntivo em humanos, especialmente nos pulmões, mas também em animais. É secretado por mastócitos (células de imunidade não específica) durante a resposta imune.

A heparina é extraída industrialmente do intestino de porco (Europa) ou do pulmão bovino. Miudezas de outros mamíferos de criação podem ser usadas como fontes secundárias.

A heparina é usada com mais frequência em infusão contínua.

Tem as vantagens, comparadas às heparinas de baixo peso molecular, de ser de curta duração e de poder ser antagonizado pela protamina em caso de complicações.

Sua dose não precisa ser adaptada em caso de insuficiência renal.

 

Tipos de heparina

  1. Heparina de baixo peso molecular

O peso molecular heparinas de baixo (LMWH) são polímeros sulfonados e complexo glicosilada, produzida por despolimerização química ou enzimática da heparina. Existem vários tipos: enoxaparina, tinzaparina, nadroparina.

Eles são administrados por injeção subcutânea em uma ou duas injeções por dia.

O fondaparinux ou pentassacarídeo é um derivado sintético dando teoricamente acidentes menos alérgicas (trombocitopenia induzida pela heparina em partícula), mas por contraindicações não pode ser antagonizado pela protamina.

A monitorização biológica de um tratamento com HBPM consiste em:

  • medindo a atividade anti-Xa,
  • contagem de plaquetas (NFP) (contagem de plaquetas no sangue), que deve ser monitorizada, devido ao risco de trombocitopenia.

Sua administração deve ser cuidadosamente controlada em casos de insuficiência renal devido aos riscos de overdose.

 

  1. Heparinas não fracionadas ou UFH

Eles constituem heparina padrão. Eles podem ser injetados na forma subcutânea (calciparina) ou intravenosa contínua (heparina).

É necessário um exame muito sensível que quantifica sua atividade. Podem causar trombocitopenia grave de origem imuno-alérgica com maior frequência que a HBPM.

 

Como fazer o calculo de heparina?

Fazer o cálculo da heparina é mais fácil do que você imagina.

Vamos imaginar que prescrição médica venha de Heparina 2500 UI SC de 12/12 horas. Deve-se ter em mente no exemplo a Heparina de 5000 UI/ml. Vejamos então quantos ml se deve tomar.

A primeira coisa a se fazer é montar a fórmula desse cálculo.

Então fica assim:

5000 UI —– 1 ml

2500 UI —– x ml

Depois de montar a fórmula, está na hora de colocar cada informação no seu devido lugar.

5000 . x = 2500 . 1

x = 2500 / 5000

x = 0,5

Assim, o que vemos administrar é 0,5 ml de heparina. (O x é igual ao resultado)

O ponto (.) representa a multiplicação e a barra (/) representa a divisão.

Observação: Para fazer o calculo de heparina, é necessário ter em mãos os dados corretos passados pelo médico. Não se deve arriscar números aleatórios, pois estas causam certos perigos se não tomado corretamente.

A aplicação do medicamento é contraindicada em pacientes com doenças como hemofilia, trombocitopenia, púrpuras, hipertensão arterial, endocardite, úlcera ou insuficiência hepática ou renal.

É importante saber das informações corretas para que você possa tirar uma boa vantagem ao calculo de heparina na avaliação.

Se você é um amante de enfermagem, gostará de conhecer o nosso curso, onde nós trazemos inúmeras aulas que te trará condições de aprender administração de medicamentos uma vez por todas!. Clique aqui para para conhecer!

QUESTÕES DE CONCURSO

Questão 1

Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TRF – 4ª REGIÃO Assunto: Calculo de Heparina
Um cliente recebe 5 mL/h de uma solução de heparina contendo 18.000 UI em 600 mL de soro fisiológico a 0,9%. A apresentação do frasco de heparina é de 5.000 UI / mL. Em 7 horas, esse paciente recebeu, em unidades inter- nacionais de heparina, o equivalente a
a) 100.
b) 500.
c) 750.
d) 1.050.
e) 1.500.

Resolução:
Para resolver a questão, basta entender que o cliente recebe 5 ml de solução de heparina a cada hora. Assim, basta acharmos a quantidade de UI que há em 5 ml (quantidade por hora) e depois multiplicar esse valor por 7. Veja:

18.000UI…….600ml
x…………..5ml
x = 90000 / 600
x = 150 Unidades

Obs.: O paciente recebe 150 Unidades de Heparina por hora. Agora, tenho que achar a quantidade de heparina em 7 horas. Para isso, basta multiplicar:

150 x 7(h) = 1.050
Resposta, portanto, letra D

Questão 2

Ano: 2009 Banca: NC-UFPR Assunto: Calculo de Medicação
Em uma prescrição médica, consta que o paciente deverá receber 1.000 UI EV de heparina. Na unidade, há frasco ampola de 5.000 UI, contendo 5 ml. Que quantidade de heparina deve aspirada para ser atendida a administração prescrita?
a) 0,5 ml.
b) 2,0 ml.
c) 1,0 ml.
d) 0,1 ml.
e) 0,2 ml.

Questão 3

As questões 3 e 4 possuem um nível de dificuldade maior. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco através do campo comentários. Nós esclarecemos a sua dúvida!

Então, vamos lá?

Questão 2 Ano: 2015 Banca: LEGALLE Assunto: Calculo de heparina
Um paciente chega à unidade de saúde com uma prescrição médica, referindo que o mesmo deveria administrar heparina na dosagem de 7500UI uma vez ao dia. No serviço, há disponibilidade apenas de frascos de heparina com 5 ml, com 5000UI por ml. Deste modo, qual a quantidade em ml deve ser aspirada do frasco de heparina para administrar a dose necessária?
a) 2,0.
b) 7,5.
c) 1,75.
d) 1,5.
e) 2,5.

Questão 4

Ano: 2016 Banca: FAU Assunto: Calculo de heparina

Para uma paciente internado foi prescrito 12.000 UI de heparina por via intravenosa. Ao verificar que na unidade de saúde a heparina disponível é de 5.000 UI/mL em ampola de 5 mL, o auxiliar de enfermagem, para atender a prescrição médica, deve aspirar da ampola, em mililitros:
a) 0,24.
b) 2,4.
c) 3,2.
d) 6,0.
e) 4,8.

Gabarito

1 – Letra D
2 – Letra C
3 – Letra D
4 – Letra B

Se você é um amante de enfermagem, gostará de conhecer o nosso curso, onde nós trazemos inúmeras aulas que te trará condições de aprender administração de medicamentos uma vez por todas!. Clique aqui para para conhecer!

 

 

 

Marcus Vinícius

Olá, meu nome é Marcus Vinícius. Sou blogueiro, enfermeiro e responsável técnico pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS I do Município de Lagoa da Prata/MG. Este blog tem o objetivo de trazer um conteúdo esquematizado e de fácil assimilação. Aproveite e entre em contato em caso de dúvidas e sugestões!

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *