Administração de Medicamentos por Via Sublingual – Vantagens e Desvantagens

É possível que você tenha algumas dúvidas a respeito de administração de Medicamentos por Via Sublingual, não é mesmo? Se sim, não está na hora de se preocupar.

Este artigo visa trazer informações baseadas em questões de concurso. Se você aspira a um cargo público, este blog é o lugar certo! Então vamos lá?

Administração de Medicamentos por Via Sublingual

A via sublingual faz parte da via enteral, assim como as vias oral e retal. A absorção pela via enteral ocorre por meio por debaixo da língua (sublingual), oral (estômago e intestino delgado) ou retal (reto).

Via enteral = via oral, via sublingual e via retal.

A administração de Medicamentos por Via Sublingual é um meio usado quando se quer um efeito instantâneo e sem utilizar procedimentos mais complexos para a sua administração. Por exemplo, o uso da nitroglicerina sublingual para aliviar angina e prevenir infarto agudo do miocárdio e outras complicações.

A absorção pela via sublingual ocorre através da boca através das membranas mucosas sob a língua diretamente para a corrente sanguínea.

É diferente da via perlingual que envolve apenas as membranas mucosas da língua e a superfície interna das bochechas.

O efeito do medicamento é quase imediato uma vez que a medicação é absorvida diretamente pela corrente sanguínea como já mencionado. Outras vias de administração de medicamentos são também rápidas como endovenosa e a inalatória.

Já a via intramuscular apresenta uma absorção numa velocidade um pouco menor em comparação com as vias sublingual, inalatória e endovenosa. As vias intradérmica e subcutânea são lentas.

Com relação à via oral, esta é lenta e ainda apresenta como desvantagem o efeito de primeira passagem no fígado. Parte do medicamento é metabolizado e depois excretado. Isso acontece antes do fármaco chegar à corrente sanguínea para produzir o seu efeito.

Conheça as outras vias de administração de medicamentos clicando aqui!

A princípio, os medicamentos que foram prescritos pelo seu fabricante para administração por via parenteral podem também ser administrados deste modo (por exemplo, por meio de pulverizações nas quais o produto é colocado nas ampolas).

No entanto, não é possível utilizar este método no caso de agentes pouco solúveis em água ou que dificilmente possam ser reabsorvidos.

Além disso, os fabricantes garantem a eficácia de suas preparações somente no caso de um trabalho de acordo com suas recomendações. Apenas o médico pode prescrever instruções “off-label” que diferem das indicações dadas.

Exemplo de formas galênicas: comprimido sublingual.

Estes medicamentos podem ser aplicados em comprimidos ou em gotas.

 

Vantagens e Desvantagens

Na Administração de Medicamentos por Via Sublingual, você poderá encontrar as seguintes vantagens:

  • Facilidade de administração.
  • Rapidez na absorção.
  • Método não invasivo para administração.
  • Baixo custo financeiro.

Enquanto isso, o método também acompanha as seguintes desvantagens:

  • Utilizada em pacientes conscientes.
  • Número reduzido de medicamentos disponíveis para administração sublingual.

Essas desvantagens não são o suficiente para dispensar o uso da via sublingual. Esta é considerada uma das melhores e mais confortáveis para o paciente, sendo um bom substituto para a via oral.

 

Conclusão

Agora, você já sabe perfeitamente quando e como aplicar a administração de Medicamentos por Via Sublingual e via retal. Esses detalhes são essenciais, não apenas para o conhecimento, mas também para fazer o seu trabalho corretamente.

Se você é um amante de enfermagem, vai gostar de conhecer a minha loja, onde encontra produtos temáticos baseado em enfermagem. Clique a aqui e confira.

canetas seringas

Marcus Vinícius

Olá, meu nome é Marcus Vinícius. Sou blogueiro, enfermeiro e responsável técnico pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS I do Município de Lagoa da Prata/MG. Este blog tem o objetivo de trazer um conteúdo esquematizado e de fácil assimilação. Aproveite e entre em contato em caso de dúvidas e sugestões!

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *