Tudo que você precisa saber sobre acne vulgar (ESPINHAS) – Sintomas, Causas e Tratamento

Tudo que você precisa saber sobre acne vulgar – Sintomas, Causas e Tratamento

A acne vulgar é uma condição cutânea que pode estar presente desde as peles de um bebê até a pele dos adultos, sendo bem mais presente na pele do tipo oleosa.

Esta lesão é bem típica pelo aparecimento de cravos e espinhas, tanto na região do rosto como em qualquer outra região do corpo.

Mas, de fato, você sabe como a acne é originada, causas e tratamentos? Estas questões serão respondidas ao longo deste artigo, logo acompanhe-nos e tire todas as suas dúvidas a respeito deste assunto.

 

Entendo melhor o conceito de acne vulgar

 A acne vulgar se trata de um tipo de lesão caracterizada quando as glândulas sebáceas aumentam sua produção de sebo.

Essa condição deixa a pele excessivamente oleosa, e esse sebo cria uma barreira, obstruindo os poros, e formando os comedões, popularmente conhecido como cravos.

Esses comedões ficam inflamados, e chegando neste estágio, causam as espinhas. Por isso não se recomenda espremer, pois, a condição inflamatória pode piorar consideravelmente.

 

Classificação da acne vulgar

 

 Graus de acne não inflamatória

Grau 1 – é chamada de acne comedônica, formada por “cravos” abertos ou fechados;

 

Graus de acne inflamatória

Grau 2 – Acne pápulo-pustulosa, que se caracteriza por algumas lesões dolorosas, avermelhadas e bem altas, podendo apresentar uma secreção amarelada no seu interior.

Grau 3 – Acne nódulo-cística, apresentando algumas lesões nodulares, podendo ter pus na parte interna destes nódulos.

Grau 4 – Chamada de acne conglobata, com lesões bem maiores do que nos outros graus, e com grande saída de secreção. Neste estágio as cicatrizes deixadas já podem estar presentes.

Grau 5 – Acne fulminante, com um processo inflamatório na pele bem intenso, podendo haver quadros de febre e mal-estar. Se as cicatrizes existirem elas podem ficar bastante visíveis.

 

 Período de maior incidência da acne vulgar

 A acne possui maior incidência durante a adolescência, devido às transformações hormonais, porém, existe também a acne adulta, por volta dos 25 anos.

Não existe uma pessoa que possa estar totalmente livre da acne, pois ela implica em várias causas, independentemente do tipo de pele, sendo mais comum em peles oleosas.

 

Tratamentos para a acne

-Ácido salicílico: ácido com efeito esfoliante e regulador da produção de sebo, de ação anti-inflamatória e de renovação da pele, pois, age eliminando as células mortas e o excesso de oleosidade.

-Niacinamida: age na pele reduzindo a inflamação, pois a niacinamida é um anti-inflamatório, além de vitamina do complexo B.

-Ácido glicólico: reduz consideravelmente as lesões da acne, uma vez que contribui para a renovação das células.

-Retinol: tem como base a vitamina A, com benefícios de hidratação, esfoliação das células mortas, desobstruindo assim, os poros, fazendo as cicatrizes muito evidentes suavizarem suas marcas, bem como também tem efeito clareador.

-Limpeza de pele: além de tratamentos á base de remédios e outros componentes, também se torna devido o cuidado com a pele, diminuindo as consequências quem a acne traz.

Isso pode ser feito por exemplo: usando um sabonete adequado para o seu tipo de pele, uma loção adstringente, uso de protetor com um bom filtro solar, não espremer, não dormir com maquiagens no rosto, dentre outros meios.

É importante frisar que automedicamento e uso de remédios só poderá ser possível com a ajuda e avaliação de um especialista, visto que são inúmeros os fatores causadores da acne, bem como o grau acometido, logo cada caso é bem específico e individual.

Gostou das dicas aqui colocadas? Esperamos que sim. Deixe seu comentário para que possamos ver a sua opinião. Boa leitura e até breve no próximo artigo que estamos preparando com dicas bem interessantes para você!

 

Marcus Vinícius

Olá, meu nome é Marcus Vinícius. Sou blogueiro, enfermeiro e responsável técnico pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS I do Município de Lagoa da Prata/MG. Este blog tem o objetivo de trazer um conteúdo esquematizado e de fácil assimilação. Aproveite e entre em contato em caso de dúvidas e sugestões!

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *