Acatisia

O que é acatisia?

O termo significa dificuldade de sentar ou negação para sentar em que o prefixo “a” significa negação e “catisia” significa sentar-se e pode ser definido como um transtorno de movimento relacionado ao sistema motor que é evidenciado por ansiedade, irritabilidade e disforia que podem ser de grau a leve a intensa. O paciente não consegue ficar parado.

 

Principais sintomas da acatisia:

  • ansiedade;
  • inquietação – Balanço alternado dos pés, caminhar no mesmo lugar, o paciente marcha o tempo todo;
  • parestesia – sensação anormal e desagradável sobre a pele como coceira queimação, dormência;
  • irritabilidade;
  • agitação psicomotora e;
  • vontade de mover-se todo o tempo.

 

Classificação.

A acatisia pode ser classificada em aguda ou crônica.

  • Aguda – Sintomas ocorrem nos primeiros 6 meses da inicio do uso de antipsicóticos ou aumento de sua dosagem;
  • Crônica – Os seus sinais e sintomas não ocorreram pela introdução de antipsicótico ou o seu aumento de dose.

 

Epidemiologia

Acomete de 20 a 75% dos pacientes nos primeiros 3 meses de início do uso do antipsicóticos.

 

Causas

Efeito adverso provocado pelo uso de antipsicóticos.

 

Tratamento

Betabloqueadores – Exemplos: Propanolol e Atenolol;

Benzoadizepínicos – Exemplos: Nadolol e Clonazepam;

Anticolinérgicos – Exemplo: Biperido (Akneton)

Dentre as classes farmacólogicas descritas acima, os betabloqueadores, especificamente os de ação central como o Propanol mostram-se mais eficazes que o restante.

 

Referência Bibliográfica

Lima, Adriano; BACALTCHUK, Josué; FERRAZ, Marcos. Tratamento farmacológico de acatisia induzida por antipsicóticos. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v.23, n. 2, junho, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbp/v23n2/5585.pdf>. Acesso em 11 de dezembro de 2016.

Marcus Vinícius

Olá, meu nome é Marcus Vinícius. Sou blogueiro, enfermeiro e responsável técnico pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS I do Município de Lagoa da Prata/MG. Este blog tem o objetivo de trazer um conteúdo esquematizado e de fácil assimilação. Aproveite e entre em contato em caso de dúvidas e sugestões!

Website: http://www.enfermagemesquematizada.com.br

4 Comentários

  1. carlos reis

    parabens pelo conteudo. usei aristab e me deu isso. dai o medico me passou um antidoto chamado akineton mas nao funcionou muito. e o q eu posso fazer e a q classe ele pertence?

    • Olá Carlos! Tudo bem com você? O aristab é um medicamento muito bom que traz vários benefícios. Porém como todo antipsicótico, podem ocorrer efeitos adversos como acatisia, tremores parkinsonianos e rigidez muscular. Para melhorar esses efeitos, os médicos prescrevem o akneton Assim, nós temos a melhora da esquizofrenia e melhora da qualidade de vida.

    • juli

      Me deram haloperidol injetável para síndrome do pânico sem eu saber do que se tratava dizendo que era calmante e tive efeitos colaterais monstruosos acatisia horrível tremores horríveis trepidaçoes depois de três meses não entendo porque aconteceu isso voltei e fui num psiquiatra louco que passou biperideno lactato para tirar os tremores e não estava nem aí para os efeitos colaterais na hora deu taquicardia grave tremores na mão e um mal estar cerebral e apaguei ..tive várias vezes taquicardia grave o corpo secou, secura nos músculos e nervos, visão embaçada, tonturas horríveis, corpo sem suor muito seco cabelos caindo em tufos secou o couro cabeludo, estômago seco acabou com minha saúde,constipação,acabou com minha vida esse psiquiatra é um assassino

      • Boa Noite Juli! Vou tentar te ajudar dividindo a sua resposta em 4 pontos:

        Em primeiro lugar eu gostaria de lhe tranquilizar te dizendo que toda medicação tem efeitos positivos nos fazendo bem, mesmo que nos pareça que não. Por exemplos, a medicação irá ajudar a controlar o nosso pensamento e humor quando estamos em crise.

        Segundo: A crise é um efeito de algo negativo que vivemos no passado e que de alguma forma o nosso corpo e mente quer nos proteger agora, porém de forma demasiada ou equivocada. O medicamento ajuda a controlarmos esses impulsos. Por outro lado temos as terapias que nos ajudam a lidar com essas dificuldades e a resolver algo que está no passado. Por exemplo a psicologia.

        Terceiro: A medicação psiquiátrica pode provocar alguns efeitos adversos por exemplo. Os antipsicóticos possui efeitos extrapiramidais como: tremores, rigidez dos membros e outras. No entanto, em alguns momentos de nossa vida, precisaremos de utilizar esses medicamentos. Para melhorar esses sintomas, utilizaremos o biperideno. Ele irá reduzir os efeitos adversos. Assim você poderá utilizar a medicação no momento acalmando os pensamentos e humor.

        Quarto: A medicação precisa de um tempo para fazer efeito melhorando o nosso humor. Geralmente leva no mínimo 30 dias se tomarmos corretamente.

        Fique tranquila que dará tudo certo e logo logo você estará boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *